É a ausência de batimentos do coração, quando, por alguma razão o músculo cardíaco deixa de receber oxigênio em quantidade suficiente para conseguir bombear o sangue e, assim, para a sua função.
Geralmente, é causada por choques elétricos, afogamentos, reações alérgicas graves, pancadas fortes, sufocamento, etc. É necessário atentar para sinais como: ausência de pulso, palidez acentuada e inconsciência.
*No caso de uma parada cardíaca ou cardiorrespiratória, por serem de extrema gravidade, não é possível esperar a chegada de um médico para se iniciar o procedimento de primeiros socorros.
*Deve ser aplicada a técnica de reanimação, que alia a massagem cardíaca e a respiração artificial, até que se note a recuperação da pessoa, ou até que chegue um atendimento médico especializado.
*Vale relembrar o cuidado que se deve ter com a técnica de massagem cardíaca em jovens e crianças, diminuindo-se a intensidade da pressão exercida para apenas uma das mãos com jovens e com um ou dois dedos para crianças e bebês.