Como referido ao longo do site, há diversas situações que requerem a aplicação dos conhecimentos e técnicas de primeiros socorros, com a finalidade de manter os sinais vitais e impedir o agravamento de um quadro clínico de uma vítima de acidentes, mal estar, intoxicação, etc.
Dentre as técnicas de assistência a essas pessoas, há uma série de procedimentos que combinam técnicas específicas, muitas delas utilizadas em mais de um tipo de caso. Descreveremos aqui algumas das principais ocorrências e/ou situações que precisam do uso apropriado desses procedimentos e como aplicá-los em cada caso.
O transporte de vítimas deve ser realizado somente em situações em que não for mais possível aguardar o socorro chegar, quando possa haver risco iminente de morte, e em locais onde não haja nenhum serviço de saúde próximo ou viável que chegue em tempo hábil para manter a vítima fora de risco, e quando ofereçem riscos de vida imediatos a quem sofre algum dano, como por exemplo, num acidente de trânsito, se a pessoa estiver estirada no meio da via, e o trânsito ainda esteja desviado.
A forma como se deve transportar uma pessoa que necessita de atendimento deve ser de acordo com a gravidade das lesões sofridas pela vítima e seu nível de consciência, a força, o número de pessoas envolvidas no socorro, a distância e os meios de locomoção para a unidade de saúde mais próxima. È importante verificar o transporte utilizado para locomover a vítima.