É perceptível na maioria dos casos de acidentes, que as pessoas leigas dotadas apenas de boa vontade e solidariedade, no atendimento a uma vítima sem as devidas instruções acerca de primeiros socorros e suas técnicas, que elas acabam causando muito mais danos, do que benefícios, agravando ainda mais a situação de um ferido e/ou intoxicado, do que colaborando para a melhoria de um quadro clínico.
O tempo decorrido para que uma pessoa leiga identifique uma situação de risco, por exemplo, é muito maior do que uma que teve um preparo para lidar com situações de emergência, o que pode decisivamente interferir na recuperação de uma vítima.
O treinamento em primeiro socorros, então, acaba se tornando fundamental, não só pelos fatores ético e moral, mas também devido à realidade social em que vivemos atualmente, quando as pessoas estão a todo tempo expostas a acidentes.
Uma pessoa devidamente capacitada adquire, dentre as técnicas de primeiros socorros, a característica para encarar lucidamente e com tranquilidade as situações adversas de um acidente, onde pessoas não treinadas, normalmente, perdem o controle emocional, colaborando, assim, para um aumento de risco, tanto para a (s) vítima (s) quanto para ela própria.
Diante disso, elaboramos um apanhado de algumas técnicas de socorro mais utilizadas mundialmente, nas mais diversas situações de emergência e, que proporcionam, dentre outras coisas, identificar um situação de emergência, e a partir disto, aplicar o procedimento adequado de acordo com o caso.