Existem órgãos e setores governamentais especializados em atender situações de emergência, os quais em toda ocorrência devem ser acionados, ainda que os primeiros socorros já estejam sendo realizados. Esse contato explica-se porque todo caso acidental ou clínico, deve passar por uma avaliação médica para excluir possíveis sequelas e também para restabelecer plenamente a vítima.
Abaixo, alguns telefones úteis e a atribuição específica de cada instituição, todos com ligação totalmente gratuita:
Em casos de emergências, incêndios de acidentes domésticos, de trânsito, resgate de vítimas em que não é possível realizar os primeiros socorros, encarregados de realizar o transporte da(s) vítima(s) a uma unidade de saúde especializada de acordo com o caso específico.
Responsável por fazer atendimentos prévios, no caso de ser o primeiro serviço especializado a chegar ao local, manter a ordem do fluxo de trânsito e de pessoas (curiosos), apurar circunstâncias do acidente e em eventualidades realizar o transporte de vítimas.
É um serviço específico de atendimentos de urgência, criado por uma portaria do Ministério da Saúde, e gerido pela Secretaria de Saúde de cada estado ou município. Realiza um serviço de atendimento às vítimas de acidentes e estados clínicos que necessitam de acompanhamento, realizando um atendimento prévio no próprio local ou dentro de ambulâncias, enquanto a(s) vítima(s) são transportadas a um hospital ou unidade de saúde mais próximos.
Em casos de acidentes em rodovias mais isoladas de grandes centros, é recomendável acionar o serviço da PRF, pois é a instituição que provavelmente estará mais próxima da ocorrência, uma vez que é a polícia responsável por zelar do bom fluxo em rodovias nacionais.
É o órgão nacional responsável por organizar prevenções de acidentes e desastres naturais ou de grandes proporções e trabalhos de resposta a esses acontecimentos, como medidas de remoção de famílias em áreas potencialmente de risco de desmoronamentos, deslizamentos e alagamentos.
É um serviço criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com o objetivo de esclarecer pessoas e profissionais de saúde quanto às ocorrências envolvendo intoxicações dos mais diversos tipos.
* É importante também consultar a lista telefônica em sua região para saber os demais telefones úteis, de acordo com a localidade em que onde você reside e sempre tê-los à mão para eventuais situações que se faça necessário esse tipo de contato.acidente
* Em alguns estado brasileiros (como São Paulo e Distrito Federal), existe um sistema integrado que une os serviços de Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Defesa Civil e serviços de saúde em geral, O chamado CIADE (no caso do Distrito Federal), em que a pessoa que aciona um dos números das instituições integradas é encaminhada segundo a especificidade de cada caso, gerando maior agilidade em casos de emergências.
* É indispensável que se saibam as técnicas de primeiros socorros antes de aplicá-las na pratica.
* Existem cursos disponíveis em que se podem realizar treinamentos acerca desses procedimentos para aperfeiçoar as técnicas e poder colocà-las em prática em situações de emergência, sem que se ofereça risco a quem é atendido. Se possível, além do conhecimento teórico aqui aprendido, procure também um curso onde se aplique na prática tais conhecimentos.