Diferentemente da parada cardíaca ou cardiorrespiratória, um ataque cardíaco (ou apoplexia) não compromete totalmente a atividade do músculo cardíaco. Este por sua vez tem um déficit considerável em suas funções, que pode ser causado por um problema crônico da vítima ou em decorrência de fortes emoções, stress acumulado maus hábitos alimentares, tabagismo entre outros fatores.

Os sintomas observados em uma pessoa que sofre um ataque cardíaco são: suor excessivo; palidez, náuseas, dor aguda e formigamento no peito e nos braços (especialmente no esquerdo).

O que fazer nos casos de ataque cardíaco?

AmbulânciaMantenha a pessoa deitada ou sentada de maneira confortável, com as roupas afrouxadas, cubra-a se esta alegar frio e não tente realizar nenhum tipo de procedimento além desses, até que chegue um auxílio médico especializado. É importante lembrar disso, pois os casos de ataque cardíaco necessitam de exames minuciosos posteriores, para avaliar a condição e um tratamento adequado que o indivíduo realizará.

Como evitar o ataque cardíaco?

Ataques do miocárdio geralmente são causados por fatores anteriores ao ataque em si. Diante disso é necessário ter uma vida saudável, evitando excessos de gorduras e sal, praticando atividades físicas regulares, evitando o cigarro ou qualquer outro derivado, se mantendo afastado de problemas ou de fatores determinantes para o estresse, etc.