logo4.gif










Queimaduras
Fósforo aceso.
As queimaduras são lesões causadas no organismo por algum tipo de agente físico e podem ser classificadas em três tipos, sendo eles: térmica, elétrica e química.
 
Queimaduras térmicas são as que ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor e são as mais comuns.
 
Queimaduras elétricas são aquelas geradas por algum tipo de descarga elétrica recebida pelo corpo, e as queimaduras químicas são aquelas que ocorrem quando o corpo é submetido ao contato com substâncias cáusticas como, por exemplo, ácidos e produtos químicos corrosivos.
 
As queimaduras recebem uma classificação também quanto ao grau de profundidade do dano causado à pele lesada, que podem ser:

-Queimadura de primeiro grau: é aquela que atinge a camada superficial da pele, causando uma vermelhidão e uma ardência no local. Normalmente, são causadas por exposição prolongada ao sol, ou contato rápido com alguma chama, ou objeto aquecido.

-Queimadura de segundo grau: caracteriza-se por afetar uma região secundária da pele, entre a derme (superfície exterior da pele) e a epiderme (camada interior da pele), e nota-se o aparecimento de uma ou mais bolhas na área afetada. As bolhas são o resultado de uma espécie de deslocamento da camada entre a derme e a epiderme causada pela mudança drástica de temperatura na região.

-Queimadura de terceiro grau: As queimaduras de terceiro grau caracterizam-se por atingir uma área profunda da pele, podendo-se incluir até o tecido ósseo, e costuma apresentar uma necrose no local afetado. É o tipo de queimadura mais profundo e mais grave.


O que fazer nos casos de queimadura?

         Em queimaduras de 1º grau -
 
*Deve-se procurar resfriar bem a localidade da queimadura com soro fisiológico ou água fria em abundância, até que a dor amenize;
           
*Administrar o uso de pomadas contra queimadura, se for o caso.


        Em queimaduras de 2º grau -

*Resfrie a área afetada com soro fisiológico ou água fria corrente em abundância;
 
*Deve-se lavar a área cuidadosamente, sem esfregar, com sabão neutro, ou um antiséptico, que não seja álcool;

*Não se deve “estourar” as bolhas que se formam, e nem retirar a pele das que já estiverem rebentadas, deve-se colocar uma gaze úmida após ter resfriado o local e a dor haver diminuído;

*O curativo sobre a lesão deve permanecer durante 48 horas e, somente depois desse tempo, recomenda-se expor a pele ao ar livre, para evitar infecções.

       Em queimaduras de 3º grau -

*Resfriar a região com soro fisiológico ou água fria corrente até que a dor amenize; 
 
*Lavar cuidadosamente sem esfregar, com sabão neutro ou antiséptico que não seja álcool;

*Se a área afetada for extensa, deve-se envolver a vítima num lençol limpo e molhado com soro fisiológico, ou com água fria;
 
*Nesses casoss por se tratar de queimaduras mais graves a vítima deve ter um atendimento médico o quanto antes -leva-a a um hospital próximo.


ATENÇÃO!
 
Em hipótese alguma nos casos de queimaduras deve-se:

  • Retirar qualquer pedaço de roupa ou tecido que porventura ficarem agarrados à pele da vítima;
  • Estourar as bolhas que se formaram, nem retirar a pele das que já estouraram;
  • Aplicar gelo sobre as queimaduras, pois ele também causa queimaduras;
  • Aplicar receitas caseiras como: manteiga, creme dental entre outros.

 

Envenenamento e Intoxicação   <<--  Queimaduras  -->>  Desmaios







Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA