logo4.gif










Estado de Choque
É um estado de “semiconsciência” em que a pessoa apresenta palidez de face; visão turva ou escurecida; suor frio; vertigem; pulso rápido, porém fraco; calafrios; náuseas ou vômitos; respiração curta e superficial; e é causado geralmente como consequência de outros acontecimentos como uma queda, a perda de sangue elevada, envenenamento ou intoxicação por produtos químicos, etc.

Consultório médico.No estado de choque o indivíduo tem uma queda brusca da pressão arterial, e pode levar rapidamente o indivíduo a óbito caso não sejam adotadas as técnicas adequadas em tempo hábil.

 
 
 
 
 
 
O que fazer em caso de estado de choque?
 
*Mantenha a vítima deitada, aquecida e confortável, controle qualquer tipo de hemorragia eventual e, se houver vômito, vire-a com a cabeça para o lado a fim de não haver sufocamento. Eleve as pernas da vítima (se não forem identificadas fraturas) a fim de conferir um retorno venoso, mantendo também se possível, a cabeça mais baixa que o tronco.

*Na ausência de pulsação aplicar a técnica de respiração artificial aliada à massagem cardíaca.            
 
*Se a vítima estiver consciente, recomenda-se a ingestão de  açúcar, ou água com açúcar, para recuperar o glicogênio do organismo, pois sua falta, na maioria dos casos, é uma das principais razões do estado de choque.
 
Parada Respiratória   <<--  Estado de Choque  -->>  Parada Cardíaca






Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA