logo4.gif










Envenenamento e Intoxicação
São reações causadas no organismo por ingestão ou contato com substâncias prejudiciais que, dependendo da quantidade e da forma como foram introduzidas no organismo, podem trazer consequências temporárias ou permanentes. Produtos químicos.
 
Em geral, as intoxicações e envenenamentos são  causados por acidentes domésticos ou de trabalho, ingestão excessiva de álcool ou alimentos fora de condições de consumo, ou mesmo tentativas de suicídios.


Classificar os sintomas de alguém que sofre intoxicação e envenenamento é um tanto complexo, uma vez que varia de acordo com o tipo de substância com a qual a vítima teve contato; entretanto, há alguns tipos de sintomas notáveis na maioria dos casos, que são:

-Náuseas e/ou vômitos;
-Palidez;
-Semiconsciência, ou inconsciência;
-Suor excessivo e frio;
-Estado de choque.   


O que fazer nos casos de envenenamento?

Intoxicação por alimentos

Normalmente, a pessoa intoxicada apresenta suor excessivo, dores abdominais agudas, vômito e náuseas, desmaios e possíveis delírios. Deve-se proceder da seguinte forma:

-Chamar previamente o socorro especializado;

-Verificar os sinais vitais;
-Manter a vítima aquecida e de maneira confortável;

-Procurar saber o máximo de informações possíveis sobre a origem da intoxicação alimentar, como por exemplo, que tipo de alimento a pessoa ingeriu;
-Deve ser um tratamento realizado por profissionais, sendo indispensável a locomoção a uma unidade de saúde.

 

Intoxicação / Envenenamento por produtos Tóxicos ou Remédios

Em geral, são causados por ingestão compulsória de remédios, ingestão acidental ou proposital de substâncias nocivas ao organismo. A automedicação pode ser provocada tanto por medicamentos originais, quanto por medicamentos genéricos.

 

Alguns dos sintomas podem apresentar queimaduras em volta da boca, vômitos, respiração dificultosa e limitada, unhas e lábios arroxeados, etc.

* Por ser uma situação em que o tempo  é totalmente determinante, deve-se realizar o transporte imediato da vítima ao hospital mais próximo. Jamais induza o vômito, pois, em alguns casos, pode espalhar a substância tóxica pelas paredes do sistema digestório, agravando o quadro;
 
*Se possível, levar a embalagem do remédio ou produto com o qual a vítima teve a intoxicação.


 
Intoxicação por Substâncias e/ou Venenos Inalados

-Remova a vítima do local para um ponto ao ar livre;
 
-Em caso de perda da consciência, iniciar o procedimento de reanimação, descrito anteriormente no site;

-Acionar o mais rápido possível o socorro especializado.
 
Choque Elétrico  <<--  Envenenamento e Intoxicação  -->>  Queimaduras






Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA